Vigilância de Cuiabá emite alerta sobre casos de Influenza após morte de adolescente

Atualizado: Ago 14

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Cuiabá e a Coordenadoria de Vigilância a Doenças e Agravos emitiram um alerta sobre a Influenza.

O aviso foi emitido após a vigilância receber informações sobre a morte por Influenza (gripe) de uma adolescente, que morava em São Paulo, e que estava em uma excursão turística na qual participaram alunos da rede privada de ensino de Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso.

A gripe (influenza sazonal) é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias, tem comportamento sazonal, cujo aumento de casos ocorre nas estações mais frias. Propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão e imunodeficiência) são mais vulneráveis ao vírus e suas complicações.

Sintomas

A gripe inicia-se, em geral, com febre alta, seguida de dores musculares, de garganta, de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas em estágio inicial são comuns a outras viroses que causam o resfriado e tornam-se mais evidentes com a progressão da doença, durando de 3 a 5 dias após o desaparecimento da febre. Há a possibilidade de complicações graves como pneumonia e necessidade de internação hospitalar.

Reportagem completa: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/07/23/vigilancia-de-cuiaba-emite-alerta-sobre-casos-de-influenza-apos-morte-de-adolescente.ghtml

HORÁRIO DE

ATENDIMENTO